sexta-feira, março 31, 2006


No próximo dia 3 de Abril sai à venda “Exit Music: Songs With Radio Heads” , um disco de tributo a Radiohead em que participam Matthew Herbert e The Cinematic Orchestra, entre outros. A lista de temas que formam o álbum é:
Shawn Lee - "No Surprises"
The Randy Watson Experience with Donn - "Morning Bell"
Sa-Ra feat. The Sa-Ra All Stars - "In Limbo"
Pete Kuzma feat. Bilal - "High & Dry"
Mark Ronson feat. Alex Greenwald - "Just"
RJD2 - "Airbag"
Matthew Herbert feat. Mara Carlyle - "Nice Dream"
Lo-Freq - "Blow Out"
The Randy Watson Experience feat. Donn."Morning Bell"
Mershell Ndegeocello & Chris Dave - "The National Anthem"
The Bad Plus - "Karma Police"
Sia - "Paranoid Android"
Osunlade & Erro - "Everything In Its Right Place"
Wajeed feat. Monica Blaire - "Knives Out"
The Cinematic Orchestra - "Exit Music (for a film)"
Video:

quinta-feira, março 30, 2006

The Garden é o nome do novo álbum dos Zero 7 que é lançado dia 15 de Maio. Este projecto de dois (Henry Binns e Sam Hardaker) produtores britânicos, que adoptou o nome de uma discoteca para intitular o seu projecto musical e que parte da década de 90 passou atrás das mesas de mistura, apareceu em 2001 com o álbum de estreia "Simple Things". Este álbum foi considerado por muitos, como um dos melhores álbuns desse ano, e colocou os Zero 7 entre as mais interessantes propostas da música electrónica da actualidade. "When It Falls" é o título do segundo álbum de originais que foi editado em Março de 2004. Neles encontras uma fusão de soul, acid-jazz ou funk, havendo nestes trabalhos muita simplicidade e charme.

quarta-feira, março 29, 2006

Dj Kicks - The Exclusives
01 - Kruder & Dorfmeister - Black Baby
02 - DJ Cam - Bronx Theme
03 - Terranova - Contact
04 - Thievery Corporation - It Takes A Thief
05 - Kid Loco - Flyin' on 747
06 - Trio - High Jazz
07 - Vikter Duplaix - Sensuality
08 - Playgroup - Behind The Wheel
09 - Tiga - Hot In Herre
10 - Chicken Lips - Bad Skin
11 - Erlend Oye - The Black Keys Work
12 - The Glimmers - Cassette
13 - Annie - The Wedding
14 - Carl Craig - DJ-Kicks



Para comemorar uma década e 25 volumes, a etiqueta !K7, sedeada em Berlim, decidiu reunir vários temas da série DJ-Kicks.

terça-feira, março 28, 2006

Bauhaus
17 de Agosto - Festival Paredes de Coura

Matt Costa é um cantor e compositor nascido nos EUA, em LA, que aparece com “Songs we sing”, o seu primeiro álbum. Nele encontramos bons temas, muito variados, cujo som é rock-folk e pop-rock. Temas muito bem trabalhados, alguns com estilo de música country e outros com uma boa presença de harmónica. Matt Costa demonstra talento na guitarra acústica, na voz e na poesia que transporta para as suas letras. Este poderá ser um álbum a ouvir caso seja apreciador de The Shins, Jack Johnson, Ben Harper e Donavon Frankenreiter.

segunda-feira, março 27, 2006




"French Cuisine" de Alif Tree (Francês), situa-se entre o trip-hop clássico e o jazz electrónico, é um clássico instantâneo absoluto incluindo a voz de Nina Simone, Shirley Horn e Anna Karinna. 10 temas entre soulful, nu-jazz e ambientes deep, perfeito para fans de Thievery Corporation, Zero 7 e Cinematic Orchestra.

domingo, março 26, 2006












As melodias mais famosas dos Rolling Stones com um ritmo diferente. Todos os clássicos em versão Bossanova, interpretada pelos melhores músicos do género.

sábado, março 25, 2006

Conhece-mos a voz, como vocalista dos Morcheeba. Skye Edwards a vocalista inglesa de ascendência jamaicana aparece este ano com o seu primeiro álbum a solo chamado “Mind How You Go”. Um disco excelente em que a sua voz brilha sobre os meios tempos de pop soul britânica e por vezes algum reggae. Neste álbum ela conta com um grupo de colaboradores de luxo, entre eles Daniel Lanois (produtor de U2), Pat Leonard (Madonna) Pascal Gabriel (Bryan Ferry, New Order) e Guy Sigworth (Seal, Bjork).

sexta-feira, março 24, 2006


A ESCOLHA DE MATIX

Escolha\Sugestão da semana: Lou Rhodes “ Beloved ONE”
Podia ter escolhido em álbum com sintetizadores electrónico ou de guitarras indie, pop, rock.
Mas não, para primeira rubrica, fiz uma escolha que na minha opinião é, e será, Intemporal. Um álbum muito instrumental e intimista, “Beloved One “ que aconselho a ouvirem.
A sua voz de anjo de Lou rhodes quase que nos embala para ambientes de delicadeza, calma, paz. Ideal para ouvir se possível estando perto da natureza pela paz que a voz de Lou transmite.
O álbum tem faixas muito bem construídas como a faixa 3 “ Treat Her Gently “ sobre sai pelo ritmo da música, será a música com mais ritmo do álbum.
A faixa 4, “ Fortress “ e a faixa 6, “Beloved ONE “ as melhores do álbum. Fortress pela melodia e as quebras de ritmo da musica, “Beloved ONE “, a musica que dá titulo ao álbum, está muito bem construída com uma bela introdução, um aumento na musica a meio, com grande realce da voz, e o refrão muito atraente. A ultima faixa, como que uma despedida de água na boca, “Deep” é a única musica no álbum em que entra uma bateria transformando-a numa musica acústica como estamos habituados a ouvir (guitarra, bateria,voz) . Estas são as músicas no álbum que na minha opinião são de realçar. De realçar também os instrumentos variados que são utilizados ao longo do álbum, dando a parecer que são instrumentos Índios.
Se ouvires o álbum e tiveres opinião a partilhar? Aconselho-te a faze-lo para o complemento desta sugestão.
Sim, também é essa a intenção dos Blog´s !!
Partilha com a gente.Até breve, fiquem bem, Boa Semana…
Matix

quinta-feira, março 23, 2006

Tiga é um DJ, produtor da cena electrónica contemporânea, desenhador e empresário de Montreal (Canadá). Tem estado envolvido em muitos projectos e actuado em centenas de eventos. Desde muito jovem tem estado exposto à cultura da festa. Em 1994 abriu a DNA Records, a loja mais importante de música electrónica no Canadá. Como produtor Tiga tem trabalhos com Martini Bros, Alpinestars, Linda Lamb, Crossover, FC Kahuna. Não importa que nome tem a música dele, seja breakbeat, electro, techno, acid ou house. Ele manda bem em todas. Sem perder a linha.

quarta-feira, março 22, 2006


O Projecto nascido das mentes do suíço Christoph H. Mueller, do francês Phillippe Cohen Solal e do argentino Eduardo Makaroff, regressa a 10 de Abril com o novo álbum "Lunático". Gotan Project resulta da fusão de música electrónica com o som do tango e do discurso, por vezes de intervenção.

terça-feira, março 21, 2006

Nicola Conte – 29 de Abril
Clube Mercado, Rua das Taipas nº8 Bairro Alto – Lisboa

Nicola Conte, maestro supremo da nova bossa, do jazz sofisticado e mestre da sedução, natural da cidade de Bari (Itália), foi durante algum tempo, DJ no colectivo artístico “Fez”, espaço que lhe permitiu apurar o gosto pelo acid-jazz. As pistas de dança foram o território onde se sentiu mais confortável embora, como estudante de música clássica, se tenha sempre sentido atraído pelas atmosferas densas do jazz. A paixão por artistas como António Carlos Jobim, Miles Davis e John Coltrane, resulta numa sonoridade em que a qualidade constitui registo de marca na identidade Nicola Conte.

segunda-feira, março 20, 2006


Cantora, guitarrista, pianista e nas horas livres poeta, a americana Chan Marshall (Cat Power) é uma agradável surpresa para 2006. Famosa por suas canções angustiantes, calcadas no folk (Dylan e Lou Reed são suas grandes influências) e com uma voz brilhante, Chan tem muita história para contar. Nascida em 1972 (Atlanta) Cat Power (nome tirado de um autocolante que viu num carro, onde estava escrito "Cat Diesel Power") tem uma carreira discográfica desde 1992 e idolatrada por muitos fãs. Para quem a desconhece, "The Greatest" (não confundir com uma compilação de grandes êxitos), é uma oportunidade perfeita para entrar em Cat Power ou para entrar directamente na melhor tradição do pop-rock alternativo misturado com o folk tradicional norte-americano.
Para ouvir:

sábado, março 18, 2006


The knife é um duo sueco formado por dois irmãos, Karin e Olof Dreijer Andersson. Dedicam-se a fazer música com sintetizadores, reafirmando os valores que a electrónica tem para eles. The knife supera as expectativas de alguém que só espera escutar um bom grupo electropop, sugerindo infinitas coordenadas, velocidades, ritmos e referencias na hora de ouvir algumas das suas música.O tema “Heartbeats” que Jose Gonzalez fez para o anúncio da sony, é original do álbum Deep Cuts deles. Karen dreijer (voz ligeramente parecida à de björk) já participou numa música com os Röyksopp.

sexta-feira, março 17, 2006


16 de Julho - Pavilhão Atlântico ( Lisboa)
Os Sigur Rós são um grupo de Reykiavik (capital islandesa) formado em 1994 que foi buscar a sua designação ao nome de uma das sobrinhas de um membro do grupo. Jon Thor Birgisson (vocalista), Georg Holm (baixo) e Agust (bateria) dão largas à sua imaginação minimalista nas músicas, uma banda cujo o som encanta muitas pessoas ao redor mundo. Uma das peculiaridades mais interessantes do Sigur Rós, além do som em si, é que a banda usa em muitas das canções uma "linguagem" que eles chamam de Hopelandic. "Linguagem" na verdade não é o termo mais apropriado, já que o Hopelandic é somente melodias entoadas por Jon que se encaixam nas canções da banda.

quinta-feira, março 16, 2006


Who’s your new professor é o segundo álbum de Sam Prekop a mente da banda de Chicago “Sea and Cake”. Um trabalho indi rock que por vez bebe no jazz, onde a voz de Sam é suave e expressiva. Além de músico também é pintor, as capas dos álbuns que editou são desenhadas por ele. Em Chicago tem os seus trabalhos expostos numa galeria do centro da cidade. A sua mais recente exposição foi recebida muito bem pela imprensa e críticos de arte de Chicago.
Para Ouvir:
NOUVELLE VAGUE
29 de Abril - Porto
30 de Abril - Lisboa

quarta-feira, março 15, 2006


Coldcut é uma dupla de DJ's ingleses Jonathan More e Matt Black da década de 80 que se distingue pelas suas produções e remisturas para artistas dos mais diferentes géneros musicais, do rock ao hip-hop passando pela electrónica.Em 1987 laçam um EP intitulado "Hey Kids, What Time Is It?", dando-lhes algum estatuto no meio da música drum n' bass e dub.Eles também passavam música numa estação de rádio pirata de nome Network-21, e, mais tarde, no popular programa "Solid Steel". Nos finais da década os Coldcut começam então a dar cartas na noites britânicas actuando como DJ's em discotecas londrinas.O seu talento natural e visibilidade crescente impõe-se naturalmente no meio, impulsionando inclusivamente a própria cultura DJ, que começa a emergir com mais pujança no início da década de 90.Resultado dos lucros advindos do seu sucesso enquanto DJ's e também produtores, More e Black fundam então a, hoje popular, editora Ninja Tune, que dá a conhecer ao mundo nomes como DJ Food, Up Bustle & Out ou the Herbalizer, e ainda a Ntone Records. Este ano regressão com o álbum “Sound Mirrors”.
Video

terça-feira, março 14, 2006

8 de Julho - Lisboa

7 de Junho
Franz Ferdinand + The Cult + Keane + dEUS + Editors
Festival Super Bock Super Rock - Parque Tejo - Lisboa
38 a 80 €

segunda-feira, março 13, 2006


KEANE
7 de Junho - Festival Super Bock Super
Parque Tejo - Lisboa
38 a 80 €

sábado, março 11, 2006


O grupo Yeah Yeah Yeahs foi formado na cidade de Nova York no ano de 2000 por Karen O (vocalista), Brian Chase (baterista) e Nick Zinner (guitarrista). O trio apareceu juntamente com os Strokes e The White Stripes para formar o chamado "novo rock americano". A música dos Yeah Yeah Yeahs é rock de garagem. A banda tornou-se conhecida pela forte presença em palco da vocalista Karen O e pelo seu EP de estreia, com cinco músicas, lançado em 2001. Em 2002, os Yeah Yeah Yeahs lançam o segundo EP “Machine” com três músicas. Em 2003 é lançado com algum êxito o primeiro álbum “Fever To Tell”. 27 de Março é a data do lançamento do novo álbum com o título “Show Your Bones”. O primeiro single tirado deste disco é música "Gold Lion".

sexta-feira, março 10, 2006

Origem: Newcastle Upon Tyne (Inglaterra)

Banda: Paul Smith (vocalista), Duncan Lloyd (guitarra), Archis Tiku (baixo), Lukas Wooller (teclas), Tom English (bateria)
Início: 2004 com o single "The Coast Is Always Changing/The Night I Lost My Head"
Estilo: brit-pop, indie rock. Um rock de batidas marcantes e dançantes, ao estilo e postura de Franz Ferdinand
Álbuns: "A Certain Trigger" (2005), "Missing Songs" (2006), "Certain Trigger/Missing Songs" (2006)
Sucessos: "Apply Some Pressure", "Grafitti", "Going Missing", "The Coast Is Always Changing" ("A Certain Trigger")
Destaques: "A Certain Trigger" vendeu mais de 100 mil cópias no Reino Unido.
Curiosidade: A banda pretende trocar de produtor para o novo álbum. Segundo o vocalista, Paul Smith, essa seria uma forma "aumentarem as suas ideias e influências".

quinta-feira, março 09, 2006


Apesar do que se diz da sua música, de influencia claramente britânica, os Interpol são uma banda nova-iorquina. Assim com os Black Rebel Motorcycle Club tiveram a sua música associada pelos críticos aos Jesus And Mary Chain, os Interpol vêm sendo comparados aos Joy Division. A sonoridade da banda lembra o início dos anos 80, não somente Joy Division, mas também U2 e Echo And The Bunnymen. Interpol é apenas um "apelido" do vocalista Paul Banks. Paul, que nasceu na Inglaterra, levou uma vida nómada pelo mundo a fora junto com os seus pais. Quando morou na Espanha, os seus amigos chamavam-lhe "Pol, Pol, Interpol". Formada por Paul Banks [vocalista e guitarra], Daniel Kessler [guitarra], Carlos D. [baixo e teclas] e Samuel Fogarino [bateria], em 1998, a banda andou dois anos a tocar no circuito alternativo de Nova York, tocando em estúdios de última categoria e lançando o seu primeiro EP que fazia parte de uma série chamada FukdID. Um ano despois, tiveram a oportunidade de tocar numa sessão de rádio do famoso programa da BBC de John Peel. Em 2002 aparece o primeiro álbum “Turn On the Bright Lights” conquistando a crítica musical e o público. Com "Antics" (2004) os Interpol garantem a reputação de uma das mais competentes bandas actuais e uma carreira de muitos bons discos ainda por fazer.
Alice In Chains
26 de Maio - Lisboa
Festival Super Bock Super Rock

quarta-feira, março 08, 2006


Um dos actuais talentos do techno minimalista é o dinamarquês Mikkel Meldgaard (MIKKEL METAL). Seu estilo minimalista está aberto a outros estilos como o dub o pop. O álbum “Victimizer” melódico e atmosférico situa-se na primeira linha do techno minimalista inovador, apto para pista de dança.

terça-feira, março 07, 2006

We Are Scientists a banda de Brooklyn aposta nas múltiplas mudanças de ritmos. A bateria é o pulso de umas melodias que se balanceiam nas guitarradas energéticas. Keith Murray, (guitarra e voz), Chris Cain (baixo) e Michael Tapper (bateria) fazem rock indi, uma mistura de Bloc Party, The Killers e The Strokes. Seu álbum de estreia "With Love Squalor" apareceu a 17 de Outubro de 2005.

segunda-feira, março 06, 2006


26 de Maio - Lisboa
Festival Super Bock Super Rock
Editors vêm de Birmingham com um som inconfundível de grupos como Joy Division, Echo And The Bunnymen e R.E.M. Rock com raízes britânicas em que não falta o amor, a perda, a redenção como base das suas letras. O êxito de Bullets e Munich, puseram em alerta a crítica e o público antes da chegada do primeiro álbum, The Black Room.
Videos e músicas no site da banda

domingo, março 05, 2006

Os Eeels são uma banda de Los Angeles que surgiram na era pós-grunge, ao fazerem pequenos concertos em clubes de Los Angeles. O vocalista e guitarrista E (Mark Everett), juntamente com o baixista Tommy Walter e o baterista Butch Norton, depois de se conhecerem no clube Mint Room, durante uma jam session, cativaram a atenção da cena nocturna na cidade. O som dos Eels é uma mistura de categorias e estilos que lhes deu estatuto e um lugar na beleza de todos aqueles que são considerados "fora do comum". Em 2006 aparecem com o álbum ao vivo "Eels With Strings Live At Town Hall", gravado no dia 30 de Junho de 2005 no Town Hall, de Nova York.

sábado, março 04, 2006


Pixies - 20 de Julho, Pavilhão Atlântico - Lisboa

sexta-feira, março 03, 2006

O grupo Francês Télépopmusik é um verdadeiro compêndio da dance electrónica: batidas light, ritmos a meio tempo próximos ao trip hop. O projecto nasceu a partir da paixão compartida pela essência da música electrónica (Kraftwerk). Os seus componentes são Stéphane Haeri, Christophe Hetier e Fabrice Dumont. Stéphane, engenheiro de som e especialista em electroacústica, encarrega-se de construir e dar forma ao som graças a um grande trabalho de produção; Christophe, cumpre a função de procurar ritmos e vozes através de discos de vinil desconhecidos de hip hop do início dos 80; Fabrice, usa a sua própria experiência como baterista, guitarrista e baixista.

quinta-feira, março 02, 2006


The White Birch - Come Up For Air
O som do trio norueguês, atmosférico e melancólico (dream-pop) é brilhante, as melodias são gloriosas. As pessoas associam-nos com grupos do norte da Europa com um background parecido, como Kings Of Convenience, Röyksopp, Jan Garbarek, etc. Para os que acham que aos Sigur Rós, sobra-lhes paisagens sonoras, e faltam canções... este é o grupo ideal!

quarta-feira, março 01, 2006

Death Cab For Cutie é uma banda de música indie pop rock, que foi escolher o nome de uma música do álbum "Gorilla" (1967), da banda "Bonzo Dog Doo-Dah Band" para seu próprio nome. Este projecto começou por ser só de Ben Gibbard (vocalista, guitarra) quando era estudante de engenharia, em 1997, na cidadezinha de Bellingham, Washington, perto de Seattle. Gravado em cassete, o primeiro registro teve tanto sucesso que ele recrutou uma banda de verdade para dar prosseguimento ao sucesso. Apareceu então Christopher Walla (guitarra), Nick Harmer (baixo) e Jason McGerr (bateria) para lançarem a sua carreira discográfica. O último álbum "Plans" vendeu cerca de 90 mil cópias na primeira semana de lançamento e entrada directa para o quarto lugar do Top do Reino Unido. O grupo foi nomeado para o Grammy de Melhor Álbum Alternativo de 2005.

Álbuns: "You Can Play These Songs With Chords" (1997), "Something About Airplanes" (1998), "We Have the Facts and We're Voting Yes" (2000), "The Photo Album" (2001), "Transatlanticism" (2003) e "Plans" (2005).