quarta-feira, maio 31, 2006

16 de Agosto, Festival Paredes de Coura
Praia Fluvial do Tabuão - Paredes de Coura
Origem: Londres (Inglaterra)
Banda: Matt Tong (bateria), Kele Okereke (guitarra e voz), Russel Lissack (guitarra), Gordon Moakes (baixo e guitarra)
Início: 2004 com o EP "Bloc Party"
Estilo: indie rock
Álbuns: "Silent Alarm" (2005)
Sucessos: "Banquet", "Like Eating Glass", "Helicopter", "The Pioneers" ("Silent Alarm"); "Two More Years" (single)
Destaques: Foram nomeados para o prémio Mercury 2005, um dos mais importantes no Reino Unido e Irlanda. A votação elege o melhor álbum do ano na cena britânica e irlandesa.
Curiosidade: "O que é ser um jovem no mundo ocidental?". Segundo o vocalista Kele Okereke, os Bloc Party perseguem a resposta para essa pergunta no seu primeiro álbum, "Silent Alarm". Sonic Youth, Joy Division e The Cure são algumas das influências do grupo.

terça-feira, maio 30, 2006


Nicola Conte regressa a Portugal este domingo

O italiano Nicola Conte regressa a Portugal este domingo (4 de Junho). O músico apresenta-se em formato de banda no espaço Arena Lounge, no Casino de Lisboa, pelas 19:30 horas.
O projecto Jazz Combo, comandado por Conte, conta com as presenças de Lisa Bassenge (voz), Daniele Scannapieco (saxofone), Fabrizio Bosso (trompete), Pietro Lussu (piano), Pietro Ciancaglini (contrabaixo) e Lorenzo Tucci (bateria).
Ligado à Blue Note desde a edição do último trabalho, intitulado «Other Directions», o músico natural de Bari tem conhecido uma maior exposição mediática através do seu trabalho na área do acid jazz. (Disco Digital)

segunda-feira, maio 29, 2006

Franz Ferdinand - Take Me Out

Jane's Addiction - Jane Says

sexta-feira, maio 26, 2006


Festival Sudoeste
Herdade da Casa Branca - Zambujeira do Mar
(data por definir)
40 a 70 €
Alison Goldfrapp e Will Gregory juntaram-se nos finais dos anos 90 para formar o duo Goldfrapp, baseado em compor melodias eclécticas e electrónica experimental. Alison começou a interessar-se em explorar as possibilidades da música quando era uma estudante de Arte na universidade de Middlessex, fazendo misturas sonoras e visuais. Foi durante esse periodo quando apareceu a oportunidade de colaborar com Tricky no seu primeiro álbum 'Maxinquaye' (1995). Este permitiu-lhe dar-se a conhecer e colaborar em álbuns de artistas electrónicos mais consolidados, como Orbital. Alison continuou a trabalhar nas suas próprias composições audiovisuais e conseguiu graças a um amigo que uma das suas maquetes chega-se às mãos de Will Gregory, que de seguida entrou em contacto com Alison vendo que seus gostos e tendências musicais tinham muito em comum. O apelido de Alison seria o nome escolhido para o duo: Goldfrapp. En 1999 a discográfica Mute faz um contracto com eles, concedendo-lhes a liberdade criativa necessária para elaborar o que seria o álbum de estreia, 'Felt Mountain', (Outubro de 2000). O álbum foi acolhido como um dos melhores discos do ano. Desde aí editaram mais dois álbuns (Black Cherry e Supernature).

quinta-feira, maio 25, 2006

Damien Rice - Cant Take My Eyes Of You

quarta-feira, maio 24, 2006

Massive Attack
10 de Julho, Coliseu - Porto

Corria o ano 1984 quando um jovem Bobby Gillespie decide alternar a bateria dos The Jesus And Mary Chain para formar os Primal Scream em Glasgow, juntamente com os seus amigos de longa data Andrew Innes y Robert Young. Em 1985 aparece o primeiro single 'All Fall Down'. A partir daí Bobby abandona The Jesus And Mary Chain. Em 1987 aparece o álbum de estreia 'Sonic Flower Groove', com a entrada e a saída de vários membros. Em 1989 lançam o álbum 'Primal Scream', do qual não obtêm boas críticas tanto de imprensa como dos fans. Em 1991 decidem ir de gira por UK com um novo câmbio de look, deixando para trás as cabeleiras e as calças de couro. Nesse ano publicaram vários singles, como 'Come Together' e 'Higher Than The Sun', todos eles com o ponto em comum de terem sido produzidos por DJ's importantes da noite londrina daqueles tempos. Na banda entra Martin Duffy e sai Denise Johnson. Finalmente chega o ano 1992 e sai à venda 'Screamadelica', o álbum mais aclamado dos Primal Scream até ao momento. O disco consegue recolher centenas de boas críticas tanto da parte da imprensa como dos fans. Ganham o Mercury Music Prize. Desde aí aparecem mais singles como 'Jailbird' e 'Rocks' sem fazer demasiado ruído, seguidos do disco; 'Give Out But Don't Give Up'. Em 1996, Mani entra para os Primal Scream, depois da dissolução final dos The Stone Roses. Paul Mulreany abandona o grupo. Um ano mais tarde, o single 'Kowalski' desperta a atenção de imprensa e seguidores. 'Vanishing Point' sai para o mercado. Pouco tempo depois seria remisturado e apresentado como o novo álbum com o nome de 'Echo Dek'. Em 1999 aparece o single 'Swastika Eyes', dando a conhecer a mudança de caminho da música do grupo, e apresentação ao seu novo álbum; 'Xtrmntr'. Já em 2002 aparece 'Evil Heat', o ultimo álbum, continuando a manter a força do álbum anterior. No próximo 5 de Junho sai para o mercado o novo álbum. 'Riot City Blues' e terá como single "Country Girl". Para este novo disco, os Primal Scream contam com colaborações de Will Sergeant dos Echo & The Bunnymen, Nick Cave, Warren Ellis e Alison Mosshart dos The Kills. Aqui fica no novo Vídeo da Banda.

terça-feira, maio 23, 2006


Num mundo ideal, The Rosebuds contariam os milhares de discos vendidos, tocariam em grandes estádios e espaços amplos ao ar livre. No mundo real nada disto acontece, não aparecem em nenhuma lista de melhores álbuns do ano, nem são muito conhecidos no mundo da música, mas no teu coração ganha um posto privilegiado na primeira audição. Ivan Howard e Kelly Crisp são um casal (marido e mulher) de Carolina do Norte que em 2005 lançaram o belíssimo álbum “Birds Make Good Neighbors”. Um álbum com muito de pop que soa a um código estranho no tempo: não soa a moderno mas sim a décadas passadas (desde os sixties beat, ao sunshine pop dos primeiros anos setenta, e o indie pop de brilhantes guitarras dos noventa). Um dos melhores álbuns feito no ano passado para os amantes do melhor pop, dos Felt, Nick Cave, Smiths e Teenage Fanclub.

segunda-feira, maio 22, 2006

Festival Paredes de Coura
Praia Fluvial do Tabuão - Paredes de Coura
(data por definir)

Devido à forte afinidade que sentem pelo rock americano, custa a acreditar que o vocalista/guitarrista/teclista Tom Gray, o vocalista/guitarrista Ian Ball, o guitarrista Ben Ottewell, o baixista Paul Blackburn e o baterista Olly Peacock tenham começado em Liverpool. Juntos desde 1996, os Gomez incluem no seu repertório, tanto quanto podem, blues, funk e rock psicadélico. (Festival Paredes de Coura)

domingo, maio 21, 2006


B.Fleischmann é mais um exemplo vindo da Áustria com música electrónica experimental. "The Humbucking Coil" é um álbum reconfortante com ambientes ácidos e melodias minimalistas. Fleischmann absorve som indie, em especial o underground, as teclas são alegres ao estilo dos sons independentes onde por vezes nos faz lembrar bandas como Lali Puna e Mogwai. Um disco melancólico, bonito, com momentos eufóricos a ritmo lento, melodias cuidadas, perfeito para indietrónicos.

sábado, maio 20, 2006

Radiohead-no surprises acoustic

sexta-feira, maio 19, 2006


Broken Social Scene
15 de Agosto
Festival Paredes de Coura
Praia Fluvial do Tabuão - Paredes de Coura

quinta-feira, maio 18, 2006

Jamie Cullum
9 de Novembro, Coliseu dos Recreios - Lisboa
Jamie Cullum converteu-se em muito pouco tempo num dos jovens cantor-pianista de jazz mais importante do Reino Unido. Com 16 anos Jamie Cullum tocava em bares, clubes e hotéis na sua terra natal Wiltshire, mais tarde já com 24 anos toca no Pizza Express, um clube na zona do Soho, da capital (Londres). Com o lançamento do seu álbum de estreia Twenty Something em Outubro de 2003, Jamie vendeu 850.000 copias conseguindo uma dupla platina no seu país. Twenty Something converteu-se no álbum de Jazz que mais rápido se vendeu na história do Reino Unido e Cullum no músico de jazz que mais discos vendeu de todos os tempos no seu país. Jamie Cullum obteve o prémio de "Melhor Novo Artista " pela BBC National Radio 3 Jazz Awards e também foi dominado como "Artista Revelação" na cerimonia de entrega dos prémios Brit, junto com The Darkness e Dizzee Rascal. Nessa cerimonia fez um dueto com Katie Melua para interpretar o tema dos The Cure, "Lovecats". Com motivo do espectacular êxito, Jamie levou a sua música aos Estados Unidos pela primeira vez. Actuou durante três semanas no The Oak Room, do hotel The Algonquin, em Nova York, sendo o primeiro músico europeu branco a entrar nesse santuário do jazz norte-americano. As críticas do New York Time, no dia seguinte ao concerto abriu-lhe as portas ao público norte-americano, vendo nele um digníssimo sucessor de Harry Connick JR. Desde aí, Jamie Cullum regressou varias vezes aos Estados Unidos, actuando no popular programa The Late, Late Show. Agora é a vez do palco português.
Video

quarta-feira, maio 17, 2006


Band Of Horses - "Everything All the Time"

Este duo oriundo de Seattle edita o seu primeiro álbum pela mitica SubPop, com um auspicioso registo devedor da sonoridade de Neil Young, My Morning Jacket, Shins e Flaming Lips. Canções como "Wicked Gil", "Our Swords" ou "The Great Salt Lake" revelam os Band Of Horses como excelentes compositores e com a voz emotiva de Ben Bridwell a arrebatarnos a cada nova audição. (SomLivre.pt)
Para ouvir

terça-feira, maio 16, 2006

Radiohead: Thom Yorke a solo

O vocalista dos Radiohead, Thom Yorke, deverá lançar um álbum a solo, em Julho deste ano, segundo revela o NME.com. Com o título "The Eraser", o disco será produzido por Nigel Godrich, colaborador de longa data dos Radiohead. Todos os temas do álbum ficaram a cargo de Thom Yorke, que assumiu ascomponentes escrita e musical, tocando todos os instrumentos. De acordo com declarações do cantor publicadas num site de fãs dos Radiohead, Thom Yorke revela que há vários anos que sente «o desejo de fazer algo assim». «Foi divertido e rápido fazê-lo. Inevitavelmente é mais beats e electrónica», mas é um álbum de 'canções'», refere o artista.Thom Yorke nega, no entanto, que este trabalho a solo seja sinónimo de desavenças com os restantes elementos dos Radiohead. O cantor acrescenta que «tudo foi feito com a 'benção'» dos seus companheiros de banda.Recorde-se que os Radiohead deverão lançar em 2007 o sucessor de "Hail To The Thief". Entretanto a banda começa em Junho uma digressão pelos EUA. (Cotonete)


segunda-feira, maio 15, 2006



Os membros dos Duran Duran Nick Rhodes e John Taylor acabam de lançar uma compilação “Only After Dark: Nick Rhodes & John Taylor Present” com temas de gente como Human League, David Bowie, Kraftwerk, Iggy Pop, Bryan Ferry entre outros. Segundo Nick Rhodes, esta compilação apresenta canções de artistas que o influenciaram como músico e recordar o espírito do final dos anos 70 e inícios dos 80.

sábado, maio 13, 2006

Arctic Monkeys - Scummy



A mais nova sensação do rock inglês, Arctic Monkeys, acabou de lançar no mês de Abril um EP com 4 músicas inéditas mais uma faixa “The View From The Afternoon” do disco de estreia. O titulo do EP é “Who The Fuck Are The Arctic Monkeys”. Também no dia 10 do mês passado os Arctic Monkeys lançaram dois filmes que criaram com base no tema "When The Sun Goes Down", single de apresentação do disco de estreia do grupo, "Whatever People Say I Am, That's What I Am Not". Intitulados "Scummy Man" e "Just Another Day", os filmes contam a história de uma prostituta e de um dos seus clientes, sendo as personagens interpretadas por Lauren Socha e Stephen Graham, respectivamente. Os filmes foram rodados em Sheffield e mostram as diferentes perspectivas de um mesmo acontecimento. A realização e o argumento ficaram a cargo de Paul Fraser, co-argumentista do filme "Twentyfourseven".

sexta-feira, maio 12, 2006

Midaircondo
Casa das Artes - Famalicão
5 €

Organismos electrónicos e melodias acústicas.

Shopping for images, do trio feminino sueco Midaircondo, é uma obra musical surpreendentemente rica. De características electro-acústicas abrangentes, revela-se estimulante a partir do ponto em que explora um universo introspectivo e hipnótico. Perante o ouvinte vão desfilando 11 peças sonoras intensas, de contornos íntimos, em que muitas vezes o registo vocal está próximo do sussurro e a semântica no limiar do silêncio. Acidentes digitais, ruídos constantes, repetições exaustivas, sobreposições de camadas vocais canduras instrumentais pop apuram um universo sonhador, com inúmeros pontos de contacto com o trabalho de Björk. Pervertendo a lógica nórdica do distanciamento, a enorme emoção que atravessa o disco é o que o coloca em evidência.
(Pedro Dias da Silva)

Zero 7
6 de Agosto, Festival Sudoeste
Herdade da Casa Branca - Zambujeira do Mar
40 a 70 €

quinta-feira, maio 11, 2006

Para fans de u2

Seria difícil alguém poder imaginar um cocktail tão especial. Juntar nomes como Tricky, Franz Ferdinand, Cat Power,Michael Stipe, Placebo, Portishead, Marianne Faithfull, Jarvis Cocker, The Kills, The Rakes .... já poderia ser uma coisa do outro mundo. Juntá-los à volta de um nome como o de Serge Gainsbourg, é um feito que nos parece fora de série. "Monsieur Gainsbourg/ Revisited" é um disco de tributo a um dos maiores nomes da música francesa, que ultrapassou barreiras e se tornou numa referência a nível internacional. Celebra-se o 50.º aniversário do seu nascimento e para tal acontecimento foram-se buscar alguns dos nomes mais proeminentes da cena internacional, que deram às suas canções uma alma nova. Fizeram deste trabalho um documento histórico, imperdível e imprescindível. (SomLivre.pt)

quarta-feira, maio 10, 2006

Aí está uma compilação que merece destaque. Trata-se de "A Final Hit", o "greatest hits", dos britânicos LEFTFIELD, projecto responsável por alguma da mais estimulante e inspirada música de dança produzida na década de 90. O disco foi editado em Outubro de 2005 e é composto por 15 temas, na sua maioria pertencentes aos dois álbuns de estúdio que a dupla formada por Paul Daley e Neil Barnes gravou entre 1995 e 1999 - respectivamente "Leftism" e "Rhythm And Stealth". Lembro que depois de lançar dois álbuns, "Leftism" (de 1995) e "Rhythm and Stealth" (de 2000), a dupla de música electrónica anunciou o fim do projecto, num comunicado à comunicação social onde referem que a sua carreira conjunta chegou ao fim. “Após 12 anos, Paul Daley e Neil Barnes decidiram puxar a tomada do Leftfield. Paul Daley e Neil Barnes irão seguir projectos a solo, portanto, os fãs dos Leftfield não devem ficar tristes. Este deve ser só um novo começo para todo o processo. “Obrigado a todos, de fãs a empresários e aos ouvintes que nos apoiaram ao longo dos anos.” Formados em 1991 na cidade de Londres, os Leftfield participaram em diversas bandas sonoras entre as quais as “Trainspotting”, “Tomb Raider” e “Vanilla Sky”.
Video:

terça-feira, maio 09, 2006

Shout Out Louds
Festival Paredes de Coura
Praia Fluvial do Tabuão - Paredes de Coura
(data por definir)
Fischerspooner
Festival Paredes de Coura
Praia Fluvial do Tabuão - Paredes de Coura
(data por definir)
Yeah Yeah Yeahs
16 de Agosto
Festival Paredes de Coura
Praia Fluvial do Tabuão - Paredes de Coura
Morrissey
15 de Agosto
Festival Paredes de Coura
Praia Fluvial do Tabuão - Paredes de Coura
John Bramwell é um promotor de concertos britânico que utilizou a sua agenda para recrutar um baterista e um guitarrista de bandas com as quais já tinha trabalhado. Assim nasceu os I Am Kloot, estamos em Manchester e é o ano 2000. Depois de alguns concertos, em 2000 lançam pela editora Ugly Man Records os dois primeiros singles: "Titanic / To You" e "86 TV's / Twist". Vários concertos em Manchester e Londres dão-lhes alguma reputação e em Maio desse mesmo ano assinam pela We Love You (sub-selo da Wall Of Sound). Em Fevereiro de 2001 editam o aclamado álbum de estreia "Natural History". Um disco de instrumentação semi-acústica com o qual se encaixam dentro do New Acoustic Movement, crescido baixo ao lema: "Quiet Is The New Loud". As excelentes críticas recebidas pelo primeiro trabalho converteu-os numa das bandas de moda de 2001. As delicadas melodias unidas a intensas letras de Bramwell (cheias de cinismo e ternura) e o carisma deles, converteu-os na revelação da temporada. Ao fim de dois anos de silêncio, em Setembro de 2003 publicam a segunda longa duração de título homónimo: "I Am Kloot". Um disco que os confirma como uma grande banda, mais além de modas e tendências. Temas brilhantes com melodias pop. Um disco que se encontra entre os melhores discos publicados em 2003. Em Abril de 2005, editam "Gods And Monsters", um disco intimista e pop com teclados vintage. Uma banda interessante e ignorada, que faz melodias pop onde sempre impera a riqueza melódica e lírica.

segunda-feira, maio 08, 2006


Peter Kruder + Rainer Truby
11 de Maio, Lux – Lisboa (23:00)

domingo, maio 07, 2006


Talvez não haja muito para contar sobre um álbum instrumental. "Lost Horizon" é o último trabalho de uma banda chamada Friends of Dean Martinez. Um disco agressivo e coerente, nele há espaço para momentos de guitarras acústicas, progressivas e psicadélicas. Peças atmosféricas dignas do melhor que se faz no género, um som áspero e envolvente. Uma atmosfera que te leva a imagens dos desertos dos Estados Unidos.

sexta-feira, maio 05, 2006

Louise Rhodes
28 de Junho, Aula Magna - Lisboa (22 a 30 €)
29 de Junho, Cinema Batalha - Porto (18 a 22 €)


Who Made Who
5 de Agosto, Festival Sudoeste
Herdade da Casa Branca - Zambujeira do Mar
40 a 70 €

quinta-feira, maio 04, 2006

Jay Jay Johanson
3 de Agosto, Festival Sudoeste
Herdade da Casa Branca - Zambujeira do Mar
40 a 70 €
O jovem prodígio da cena electrónica europeia chama-se Nathan Fake. Com apenas 22 anos, vindo de Norfolk (Inglaterra), este produtor acaba de lançar “Drowning In A Sea Of Love”. A maioria das canções deste álbum segue os padrões do rock electrónico acentuando uma melancolia campestre. Um disco lindo, alegre, com melodias celestiais que podem alegrar o nosso dia a dia. Um álbum com muito de comum com o ultimo dos Boards Of Canada, em que Nathan Fake demonstra ser um produtor com personalidade e ideias. Nathan Fake apareceu com “Outhouse”, publicado nos finais de 2003 com o selo de James Holden, mas o verdadeiro êxito chegaria um pouco mais tarde com “The Sky Was Pink”, tema que está incluído neste longa duração. Para quem quer ouvir um disco tranquilo e sossegado, aqui tem uma sugestão.
Para ouvir

terça-feira, maio 02, 2006



David Bowie & The Arcade Fire - Wake Up