sexta-feira, maio 30, 2008
quinta-feira, maio 29, 2008
Wolf Myer Orchestra - Femme Fatale (2007)
Depois de dar-se a conhecer internacionalmente com as edições e álbuns de Parov Stelar o selo austríaco Etage Noir Recordings apresentou no principio de 2007 um novo e ambicioso projecto: Wolf Myer Orchestra. Neste primeiro trabalho do produtor Wolf Mayer participaram trinta músicos, propondo uma fusão de diversos estilos musicais. O disco inclui a colaboração de prestigiosos produtores da cena electrónica (o próprio Parov Stelar e duo italiano The Dining Rooms), de músicos da cena austríaca e uma série de vocalistas. “Femme fatale” é um álbum de estreia sólido, convincente e uma grande surpresa.
quarta-feira, maio 28, 2008
Languis - Fractured
É como se os Jesus & Mary Chayn, os Stone Roses e os Beach Boys se conhecessem na mesma dimensão de espaço temporal, como se uma colónia de gente de Manchester estivesse estabelecida na Califórnia. Um som lo-fi, psicadélico, shoegaze, toques de electrónica, noise... e sobre tudo melodias que ficam gravadas.
terça-feira, maio 27, 2008
Vetiver - Thing Of The Past
Vetiver - Small Hall, Paradiso (21/05/2008)
14 de Junho, Zé dos Bois - Lisboa
segunda-feira, maio 26, 2008
The Beta Band - The Three EP's (1998)
Um disco que me acompanha desde 98
Para quem não conheceu os Beta Band, fica aqui uma biografia:
Inicialmente um trio composto pelo vocalista Stephen Mason, pelo baterista Robin Jones e por John Maclean, DJ responsável pelos samplers, a Beta Band nasceu no final dos anos 90, em Edimburgo, na Escócia. Foi, contudo, a cena acid-house de Manchester a inspirar a música do grupo, que contratou para as suas fileiras o baixista Richard Greentree. Logo no início da sua carreira, que se tem distinguido por aliar, de forma elegante, a electrónica aos sons acústicos, a Beta Band contou com uma ajuda preciosa: a de Brian Cannon, autor de praticamente todas as primeiras capas dos Oasis. Cannon viria a assumir o papel de manager dos escoceses, ajudando-os a percorrer o caminho rumo ao topo da música independente britânica. A estreia nos registos aconteceu em 1997, mas, ao invés do convencional longa duração, o EP foi o formato eleito. "Champions's Versions", que incluia versões de Nick McCabe, dos Verve, é o primeiro de três discos do género, lançados pela Beta Band no espaço de dois anos. Em 1998, o quarteto reúne todo o material gravado em "The 3 E.P.'s", compilação que antecede o primeiro álbum da banda, um registo homónimo de 1999. Enquanto preparava o segundo disco, lançado no Verão de
domingo, maio 25, 2008
Radiohead - The Best Of
A primeira colectânea de êxitos dos Radiohead tem edição marcada para o dia 2 de Junho. O registo duplo intitula-se Radiohead: The Best Of e inclui os inevitáveis «Creep» e «Karma Police». A compilação, que conta apenas com temas editados durante os 12 anos em que a banda esteve ligada à Parlophone (excluindo assim o novo In Rainbows ), estará disponível em CD e vinil.
Radiohead Myspacesábado, maio 24, 2008
Our Broken Garden - Lost Sailor
Our Broken Garden Myspace
quinta-feira, maio 22, 2008
quarta-feira, maio 21, 2008
Low vs Diamond - Low vs Diamond
Low vs Diamond são uma banda pop rock da Califórnia. No passado mês de Abril lançaram o primeiro trabalho com o nome da própria banda “Low vs Diamond”. Um disco que agradará aos fans dos The Killers e The Strokes.
Low vs Diamond Myspaceterça-feira, maio 20, 2008
The Dandy Warhols - Earth to The Dandy Warhols
Os Dandy Warhols lançam um novo álbum de originais no Verão. "Earth To The Dandy Warhols" é o título do registo, que conta com a participação de Mark Knopfler, dos Dire Straits, e do guitarrista Mike Campbell, da banda Tom Petty And The Heartbreakers, no tema 'Love Song'. 'And Then I Dreamt Of Yes', 'Now You Love Me' e 'Now You Love Me' são outras músicas que integram o alinhamento do disco. A primeira faixa do longa-duração, 'The World The People Together (Come On)', acaba de ser disponibilizada no site oficial do grupo. De referir que o sucessor de "Odditorium Or Warlords Of Mars" (2005) é o primeiro disco que os Dandy Warhols lançam através da sua própria editora, a Beat The World Records.
segunda-feira, maio 19, 2008
The Occasional Keepers - True North
domingo, maio 18, 2008
Verve Remixed 4
sábado, maio 17, 2008
The Herbaliser - Same As It Never Was
The Herbaliser são uma banda de jazz/hip hop formada por Ollie Teeba e Jake Wherry, em Inglaterra, no princípio dos anos 90. Eles também são uma das bandas mais famosas da editora independente de discos Ninja Tune. Com nove discos lançados, criaram um estilo próprio e inconfundível.
The Herbaliser Myspacesexta-feira, maio 16, 2008
Okay - Huggable Dust
Okay é o projecto do músico californiano Marty Anderson. Huggable Dust é o seu terceiro álbum e foi gravado
quinta-feira, maio 15, 2008
quarta-feira, maio 14, 2008
The National - The Virginia EP
As gravações do último álbum dos National, «Boxer», vão ser exibidas no documentário «A Skin, A Night», da autoria do realizador Vincent Moon. |
O DVD tem data de edição marcada para 20 de Maio. A acompanhá-lo, surge um EP com 12 temas. Entre as 12 canções, há maquetas e até uma versão de um original de Bruce Springsteen. |
The Ting Tings - We Started Nothing
Os Ting Tings são um duo de Manchester que aparecem este ano com o álbum de estreia "We Started Nothing". Um indi rock com influências electro. “Shut Up And Let Me Go” é o tema que a Apple escolheu para a nova campanha do iPod nos Estados Unidos.
The Ting Tings Myspaceterça-feira, maio 13, 2008
Joan As Police Woman - To Survive
Rufus Wainwright colabora no novo álbum da cantora Joan As Police Woman, de seu nome verdadeiro Joan Wasser. O cantor participa na faixa 'To America', que encerra o disco, cujo título é "To Survive". O mais recente trabalho de Joan As a Police Woman é apresentado pelo single 'To Be Loved' e sucede a "Real Life", de 2006, registo que serviu de pretexto a um concerto no Santiago Alquimista, em Lisboa. "To Survive" tem lançamento previsto para 09 de Junho e é composto por 11 temas.
Joan As Police Woman Myspacesegunda-feira, maio 12, 2008
Santogold - Santogold
Lizard King, a editora que trouxe ao mundo os The Killers, entrega-nos agora Santogold. A artista que irá quebrar todas as regras em 2008; que já esmagou 2007 com o seu novo som pop. “Santogold” é o álbum de estreia de Santogold. Um disco que procede ao versátil e excitante single “LES Artistes”. Com letras inteligentes e canções pop, new wave, dub, rock, pop e reggae provam que Santi é uma artista verdadeira, eclética e original.
domingo, maio 11, 2008
MGMT - Oracular Spectacular
Os MGMT são a banda do momento, o nome de que todos falam e que chegará ao final do ano como um marco incontornável da nova música. Dia 10 de Julho actuam ao vivo no Optimus Alive!08, para comprovar todos os elogios que têm sido feitos ao disco de estreia “Oracular Spectacular”. Considerados pela influente Rolling Stone como uma das 10 bandas a não perder em 2008, incluídos pela BBC no Top 10 dos “Sound of
Yeasayer - All Hour Cymbals (2007)
De Brooklyn para o mundo, os Yeasayer são mais um dos colectivos onde o psicadelismo é a ponte para um som híbrido e indefinível. Belo disco.
De Nova Iorque, podemos esperar tudo. Os Yeasayer aproveitaram a corrente que trouxe à tona bandas como os Animal Collective, Clap Your Hands Say Yeah e TV On The Radio para exprimirem um psicadelismo difícil de explicar, com referências exparsas mas belo na sua forma de expressão. Brilhante disco de estreia, pega em nomes como Beach Boys ou Beatles para os despedaçar até recolher em cacos alguns dos seus modelos sonoros. O resultado são nove canções que apesar da linguagem pop não deixam de procurar um certo experimentalismo. Arty mas não inteligível, «All Hour Cymbals» é uma colecção de longas canções que não cansam. Por vezes calmas, por vezes distorcidas, reflectem uma atenção por referências que a arte contemporânea nos oferece como a capacidade de cruzar estilos. Viagem de paixões e segredos, o primeiro álbum dos Yeasayer foi uma das grandes edições de final de 2007 e promete abrir espaço para uma nova banda que não faz da escola indie uma premissa incontornável. Mais um exemplo de pluralidade artística bem conseguida.
sábado, maio 10, 2008
Audrey - The Fierce And The Longing
A banda sueca Audrey tem novo álbum e chama-se “The Fierce and the longing”. O álbum de estreia foi em 2006. Foi no blog Palavras de Sabão que descobri esta banda de indi pop que me lembra por vezes Stina Nordenstam.
Audrey Myspace