sexta-feira, outubro 31, 2008

Razorlight - Slipway Fires

Os britânicos Razorlight vão lançar dia 3 de Novembro o novo trabalho com o título “Slipway Fires”. As gravações foram realizadas em Londres e antes do álbum chegar às lojas a banda lançou no dia 27 de Outubro o ‘single’ “Wire to Wire”. A versão digital está disponível para download desde o dia 26 de Setembro. “Slipway Fires” é o terceiro álbum do grupo. A banda lançou “Up All Night” em 2004 e “Razorlight” em 2006.


quinta-feira, outubro 30, 2008

Calexico - Live at Paradiso, Main Hall (15/10/2008)

X-Wife - Are You Ready For The Blackout

Uma das mais surpreendentes banda rock nacional. Oriundos do Porto, este trio aparece-nos agora com o seu terceiro álbum de originais repleto de singles. Os X-Wife não tem parado de conquistar adeptos nos inúmeros concertos que têm efectuado, nomeadamente fora de Portugal! Este novo trabalho, devido à sua vertente comercial, vai permitir alargar a base de fans e dar maior visibilidade à banda. Nas primeiras abordagens que fizemos junto do opinion leaders, percebemos que este novo cd os conquistou.


quarta-feira, outubro 29, 2008

David Bowie - iSelect

As escolhas de David Bowie são, no mínimo, discutíveis. Julgar «Time Will Crawl» como uma das melhores canções seria como apontar «Ed Wood» como um filme de referência. Há muito que David Bowie não dá sinais de existência…activa. Operado de urgência ao coração há quatro anos, a sua ausência tem sido demasiado notada para quem tanto se emulou e reinventou. O camaleão tem aparecido aqui e ali (p.e. com Arcade Fire e TV On The Radio) mas é pouco…
«iSelect» não interrompe o silêncio porque não há nada de significativamente novo numa antologia que parte da premissa de proporcionar ao artista a escolha dos seus filhos preferidos. Uma tarefa paternal em que Bowie não é muito convincente, visto do exterior. Apontar «Time Will Crawl» como uma das canções mais representativas de um imenso e valioso espólio seria como apontar o rancho como uma das receitas de referência na gastronomia portuguesa. Alguém acredita mesmo que tal seria possível? Que critério poderá justificar tamanha barbaridade? Por entre escolhas mais ou menos óbivas («Life On Mars? e «Teenage Wildlife») e outras um tanto ou quanto discutíveis («Loving The Alien»), Bowie tem o mérito de fugir ao óbvio, o que, aliás, é uma das suas medalhas. Contudo, «iSelect» é apenas para fãs e da facção hardcore.


David Bowie - Live Request Tour Concert 2002


terça-feira, outubro 28, 2008

Fujiya & Miyagi - Live at Paradiso, Small Hall (18/10/2008)

Belle and Sebastian - The BBC Sessions

Os escoceses Belle and Sebastian editam a 17 de Novembro o duplo CD «The BBC Sessions». O registo recolhe material gravado entre 1996 e 2001 para a estação britânica. O primeiro disco compila diversas gravações para programas radiofónicos da BBC. O segundo CD apresenta um concerto em Belfast, na Irlanda do Norte, em Dezembro de 2001.


segunda-feira, outubro 27, 2008

3-11 Porter - Surround Me

Oslo, Noruega
Pop / Lounge / Indie



Jay Jay Johanson - Self Portrait


Jay Jay Johanson é um cantor e compositor de origem sueca. Comparece de aspecto andrógino e emanando simplicidade e timidez. Imperceptível não será aquele olhar reflexivo que sempre traz consigo. A sua música é uma combinação de tradição e modernidade, uma espécie de compromisso entre as canções suaves e melancólicas dos "crooners" e batidas e remisturas de DJs. Ao ouvir Jay-Jay pela primeira vez é impossível não deixar de pensar como é que aquela figura frágil e pálida transporta uma voz daquelas. De facto, a sua extraordinária voz encontra-se sempre em evidência, convidando à introspecção e ao arrebatamento. Tornou-se conhecido com a música "So tell the Girls that i am back in Town", retirada do seu álbum inicial de 1996, "Whiskey". Se inicialmente a sua música passava por sonoridades de jazz , trip-hop, bossanova e sons de cordas e teclados, com o passar do tempo Jay-Jay aproximou-se do pop e electrónica. As influências que se encontram no seu trabalho derivam de artistas tão diferentes como Elvis Presley, Modern Jazz Quartet, Rod Stewart, Chet Baker, Kraftwerk ou David Bowie. O tópico favorito de Jay Jay é o amor. Todas as suas componentes lhe despertam interesse. O desejo, a fantasia, a abstenção, o desprezo, a revolta, a decepção, a tristeza. O próprio afirma que compõe melhor quando se encontra muito triste e que, pelo contrário quando tudo está bem as suas canções saem muito mal. Em suma, é um óptimo som para se ouvir quando se está mal de amores. Sempre num estilo muito pessoal, Johanson tem conseguindo manter uma carreira de razoável sucesso comercial, com várias digressões pela Europa e América, ao mesmo tempo que continua uma carreira paralela como DJ em clubes de Nova Iorque, Miami, Paris e Barcelona, além de trabalhar com artistas como os Daft Punk, actuar ao lado de Tina Turner e compor bandas sonoras para filmes franceses. O novo álbum "Self-Portrait" denuncia um regresso às primeiras influências.


sexta-feira, outubro 24, 2008

Rockettothesky - Medea

Oslo, Noruega
A'cappella / Ambiente / Shoegaze / Experimental





quarta-feira, outubro 22, 2008

Anne Clark - The Smallest Acts of Kindness

Anne Clark editou em Setembro um álbum de estúdio quase treze anos depois. The Smallest Acts of Kindness é a sequela de uma década de silêncio e reflexão. O trabalho desta artista inglesa é um dos mais interessantes da cultura underground dos últimos anos. Misturando música electrónica à poesia de protesto e ao chamado spoken word, a sua carreira já dura à trinta anos, sem qualquer hype ou apoio dos mídia musical - chegando até mesmo a produzir vários clássicos das pistas, como "Sleeper in Metropolis" e "Our Darkness". Um grande regresso.
Anne Clark Myspace



Andrew Bird - Live In Montreal




terça-feira, outubro 21, 2008

Helios - Caesura


Banda: Helios
Disco: Caesura
Origem: Portland, Oregon
Género: Ambiente / Electrónica / Indie
Myspace


segunda-feira, outubro 20, 2008

The Cure - 4:13 Dream

A banda The Cure anunciou no site oficial, a capa e o repertório do novo álbum, “4:13 Dream”. O disco é o 13º da carreira da banda e está programado para chegar às lojas em Outubro em três formatos: CD, LP e digital. Recentemente o grupo lançou o EP “Hypnagogic States” que contêm quatro faixas misturadas por membros de outras bandas como A Fire Inside, 30 Seconds to Mars, My Chemical Romance, Fall Out Boy e 65 Days of Static. O vocalista e líder do grupo, Robert Smith, publicou uma nota no site oficial irritado com o valor de vendas do EP pelo iTunes da Inglaterra. Na nota o vocalista pede aos fãs que não comprem o EP pelo iTunes pelo valor de 7,99 libras. “É um absurdo”, escreveu o cantor. “O preço está totalmente errado. Discordo completamente”. Smith pede para que os fãs só comprem o EP após a loja baixar o preço para 4 libras, ou menos que isso.




domingo, outubro 19, 2008

Nitin Sawhney - London Undersound

Os atentados de 7/7/2005 mudaram a cidade de Londres para sempre. Com convidados tão diversos como Paul McCartney, Ojos de Brujo, e Anoushka Shankar, "London undersound" é uma tentativa para divulgar as novas vozes da capital inglesa e capturar o novo zeitgeist, descobrindo as raízes comuns que unem a cidade contra divisões superficiais.


sexta-feira, outubro 17, 2008

Kaiser Chiefs

Kaiser Chiefs

31 de Janeiro, Coliseu do Porto

1 de Fevereiro, Coliseu de Lisboa

VA - The Performers



quinta-feira, outubro 16, 2008

dEUS - O regresso


Tom Barman e os seus acólitos estão de regresso a Portugal, depois de uma vigorosa actuação em Paredes de Coura, para actuarem dia 19 de Outubro na Aula Magna, em Lisboa, e dia 21 de Outubro no Teatro Sá da Bandeira.
Os concertos servirão de apresentação ao álbum “Vantage Point”, editado em Abril deste ano, que foi gravado no estúdio que a banda construiu em Borgerhout.
Uma das bandas com maior culto em Portugal, os dEUS deram que falar logo com o primeiro álbum, “Worst Case Scenario” onde pontifica uma das mais importantes canções do rock independente de todos os tempos “Suds & Soda”.
Depois de “In a Bar, Under The Sea” (1996) e “The Ideal Crash” (1999), a banda fez uma pausa de estúdio que só terminaria em 2005 com “Pocket Revolution”, que vendeu mais de 200 mil cópias no mundo inteiro, um feito assinalável para uma banda belga de indie rock.

Felizmente, para os muitos fãs da banda, o álbum seguinte, “Vantage Point”, demorou apenas 3 anos a chegar e teve no single “The Architect” um óptimo prenuncio para o mais recente disco dos dEUS.


(CTT)


Cranes - Cranes

Os britânicos Cranes acabaram de editar um novo disco. O registo homónimo apresenta 11 temas e, segundo rumores, poderá ser o último da banda. O grupo formou-se em Portsmouth em 1988, tendo gravado oito álbuns, o último dos quais, «Particles & Waves», editado em 2004.
Cranes Myspace


quarta-feira, outubro 15, 2008

Oasis

Oasis

15 de Fevereiro, Pavilhão Atlântico - Lisboa

The Postmarks - By the Numbers

A banda de Miami The Postmarks, formada por Tim Yehezkely, Jon e Christopher Moll, estão de volta com o segundo trabalho chamado “By the Numbers”. Um disco de covers que atravessa desde os The Cure ( "Six Different Ways") aos Jesus and Mary Chain ( "Nine Million Rainy Days"), passando por David Bowie ( "Five Years"), Ramones ( "7.11") e Antonio Carlos Jobim ( "One Note Samba"). A formula é a mesma: um indi pop suave e melancólico. A banda continua sólida e certamente vai agradar aos amantes de bandas como Camera Obscura, Carpenters e Belle and Sebastian.
The Postmarks Myspace


segunda-feira, outubro 13, 2008

Poni Hoax - Images Of Sigrid

A escolha de M@tix
O electrónico francês está alto com Poni Hoax! São uma banda de electro \punk e a versatilidade sonora é a “palavra” de ordem, pelo álbum existem viagens entre David Bowie, Depeche Mode, LCD Soundsystem, Human League e Roxy Music.
Editaram "Images of Sigrid" este ano, sendo bem acolhido pela crítica.
A faixa Budapest em 2006 foi o single mais fervoroso de Poni Hoax. Em Images of Sigrid está acontecer com single "antibodies".
Dentro da cena electrónica actual “Images of Sigrid “ está a tornar-se uma referência!
A escuta integral ao álbum é Obrigatória.


sábado, outubro 11, 2008

Ray LaMontagne - Gossip In The Grain

Músico: Ray LaMontagne
Disco: Gossip In The Grain
Origem: Lewiston, Maine, Estados Unidos
Género: Acústico / Folclórica
Links: Web Site Myspace


sexta-feira, outubro 10, 2008

B. Fleischmann - Angst Is Not A Weltanschauung

Banda: B. Fleischmann
Disco: Angst Is Not A Weltanschauung
Origem: Viena, Austria
Género: Electrónica
Links: Web Site Myspace


quinta-feira, outubro 09, 2008

Glass Candy - Beat Box

Glass Candy é o projecto de Johnny Jewel e Dusty Sparkles, um duo de electropop e dance punk que em 2007 publicou Beat Box. Um disco completamente dançavel, perfeito para noites de dimmers quase apagados. A voz de Ida No confere à banda um espírito pouco usual, sumariamente obscuro. Glass Candy é uma paragem obrigatória na nova onda electrónica independente.
Glass Candy Myspace



quarta-feira, outubro 08, 2008

Loquat - Secrets Of The Sea

Banda: Loquat
Disco: Secrets Of The Sea
Origem: San Francisco, California, Estados Unidos
Género: Indie / Eletrônica / Pop
Links: Web Site Myspace


Rachael Yamagata - Elephants... Teeth Sinking Into Heart

O segundo álbum de Rachael Yamagata lançado no dia 7 de Outubro, e tem como nome “Elephants... Teeth Sinking Into Heart”. O single de avanço é a música Elephants. Uma artista que combina elementos de Tori Amos e Regina Spektor.
Rachael Yamagata Myspace



terça-feira, outubro 07, 2008

Empire Of The Sun - Walking On A Dream

Nem os blogs mais rápidos em achar novidades musicais conseguiram desvendar o projecto australiano Empire of the Sun, que causa frisson na Internet com o single "Walking on a Dream". Sua sonoridade psicadélica segue a onda dos MGMT, menos hippies e mais espaciais, como pode-se ver na imagem de abertura do site WalkingonaDream.com, totalmente "Star Wars". A dupla é formada pelos membros Luke Steele, da banda The Sleep Jackson, e Nick Littlemore, do projecto PNAU. O único videoclipe deles foi gravado em Shangai, com styling tipo lisérgicos samurais fashion. Incrível.


segunda-feira, outubro 06, 2008

Happy Mondays - Pills 'n' Thrills and Bellyaches (1990)


«O nosso êxito deveu-se ao ecstasy. Começamos a fazer sentido para toda a gente.»

Bez, 2001


Este álbum (uma referência ao estilo de vida dos Mondays – discotecas e drogas) entrou para nº 1 das tabelas de vendas do Reino Unido envolto numa capa ilustrada com um grafismo psicadélico, uma colagem de invólucros de doces. Paul Oakenfold e o colaborador Steve Osbourne tinham conseguido bastante êxito com um cover de um tema de John Kongos, «He’s Gonna Step You Again», gravado pelos Mondays. Renomeado «Step On», a linha de baixo dominante e o ritmo vacilante proporcionaram aos Mondays o seu maior êxito. Ao funk implacável e industrial funde-se com ritmos de dance mais subtis. O génio peculiar e deturpador de Shaun Ryder responsável por algumas letras atinge novos patamares e uma qualidade única ao interpretar os conceitos da vida moderna, empregos rascas, drogas, sexo, violência e qualidade de vida quase inexistente. «Kinky Afro», uma conversa entre um pai fugitivo carregado de auto comiseração e o seu filho desdenhoso, foi considerado por TonyWilson, um dos responsáveis pela Factory, «a melhor reflexão sobre a paternidade desde Prayer For My Daughter de WB Yeats.» O hook do tema foi extraído de «Lady Marmelade» de LaBelle. As influências de música latina, jazz e hip-hop modelam alguns dos temas mais notáveis do álbum como «Donovan» - um tributo ao cantor folk dos anos 60 – e a sórdida «Bob’s Your Uncle». «Loose Fit» mistura texturas obscuras com referências ligeiramente veladas às calças boca-de-sino que o grupo tinha trazido de novo à moda, enquanto «God’s Cop» satiriza James Anderton, chefe da polícia de Manchester, que afirmava ter uma linha directa para falar com Deus. Nunca voltariam a atingir alturas tão astronómicas, mas os Happy Mondays contribuíram para que a música rock entrasse aos gritos e pontapés na era do ecstasy.



(1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer)



Depeche Mode

Depeche Mode

11 de Julho, Festival Super Bock Super Rock - Porto