sexta-feira, junho 27, 2008

Cansei de Ser Sexy - Donkey

Burras, mas sexys – é o que se quer da banda brasileira do momento. Donkey é o título escolhido para o novo álbum das (que nos desculpe o único elemento masculino do grupo) Cansei de Ser Sexy (CSS). O trabalho tem edição agendada para o final de Julho, poucos dias depois da «galera» de São Paulo actuar no Optimus Alive!08, precisamente na mesma data em que os Rage Against the Machine, Gogol Bordello, Spiritualized ou The National sobem ao palco no Passeio Marítimo de Algés.

Nesta sua nova passagem por Portugal, e depois da festança do concerto estreante no Lux em 2007, a grande novidade é que as Cansei de Ser Sexy vêm desfalcadas de um elemento. A baixista Iracema Trevisan deixou a banda amigavelmente para voltar a estudar moda, sendo substituída pelo baterista Adriano Cintra no baixo, que por sua vez será substituído por Jon Harper, ex-Cooper Temple Clause, na bateria. Recapitulando, a nova formação e, naturalmente, o novo repertório de Donkey serão as grandes novidades no regresso das CSS.

E Donkey não é um álbum qualquer: é o difícil segundo álbum de uma banda fenómeno que começou a fazer música sem sequer saber tocar um instrumento, à excepção do «wizard» Cintra. A vocalista Lovefoxxx assegurou à imprensa brasileira que este disco «será bem diferente do outro; está mais natural e vivo» e o primeiro avanço já pode ser ouvido e descarregado gratuitamente no site oficial da banda. Chama-se «Rat is Dead (Rage)» e resulta do período de gravação de quatro meses em São Paulo, numa das poucas alturas em que a banda não esteve em digressão um pouco por todo o mundo.

Agora que Donkey está pronto, a agenda das CSS volta a ser exaustiva, com quase 40 concertos agendados só entre Maio e Setembro, incluindo passagens por alguns dos festivais mais importantes de todo o mundo, como o norte-americano Lollapalooza, o espanhol Summercase ou o japonês Fuji Rock.

Os sedutores encantos da banda mais sexy do momento vão, entretanto, chegando a outras plataformas. Primeiro, foi a banda-sonora da série The Simple Life sobre a vida de Paris Hilton; depois os jogos de computador The Sims 2: Vida Nocturna ou Forza Motorsport 2; e, mais recentemente, o nome das CSS andou na boca do mundo graças ao portal de vídeos online YouTube. É que um teledisco produzido por um fã italiano da banda teria sido o mais visto de sempre na história do Youtube, com cerca de 100 milhões de acessos e mais de 2 milhões de cliques diários, se não tivesse recaído sobre o vídeo a suspeita de fraude no número de acessos.

O fenómeno web, ainda assim, sempre acompanhou a carreira das CSS, que ganharam destaque depois de criarem um fotoblog e, consequentemente, de aparecerem no jornal Folha de São Paulo. Desde que assinaram pela editora Trama, as CSS continuaram a misturar o electro-pop-indie-rock para lançar canções como «Alala», «Off the Hook», «Let’s Make Love and Listen to Death From Above» ou «Superafim». E quem ainda não está completamente «superafim» das CSS pode esperar até ver no palco do Optimus Alive!08 o charme sexy desta banda cosmopolita que «não é tecno, não é samba» (como diriam os Clã), mas promete fazer tirar o pé do chão.novas canções de um disco que pode confirmar muito do que a banda prometeu nos cinco anos da sua existência.

Cansei de Ser Sexy Myspace



Sem comentários: