quarta-feira, agosto 24, 2011

Patti Smith – Outside Society



"Outside Society", a primeira compilação de singles de Patti Smith em formato CD, que abrange todo o material gravado pela cantora e compositora norte-americana, está à venda em Portugal a partir de hoje.

A compilação, que inclui 18 dos temas mais conhecidos que Patti Smith gravou nas editoras Arista e Columbia e ainda memórias pessoais de cada tema composto pela artista, estará igualmente disponível em formato de LP em vinil duplo, indicou a Sony Music em comunicado hoje enviado à Lusa.

As canções escolhidas, organizadas cronologicamente, vão de 1975 (data do seu álbum de estreia, "Horses", de onde foram retiradas "Gloria" e "Free Money") até 2007 (ano em que publicou "Twelve", com uma versão de "Smells Like Teen Spirit", dos Nirvana).

Todas as músicas foram remasterizadas pelo premiado engenheiro Greg Calbi e por Tony Shanahan, elemento da banda de Patti Smith, que supervisionou pessoalmente as escolhas.

O lançamento de "Outside Society" acontece dias antes da gala dos prémios Polar Music, que se realiza a 30 de agosto na Suécia, em que Patti Smith será distinguida (juntamente com o Kronos Quartet), recebendo o prémio das mãos do rei Carlos XVI Gustavo.

O comité dos prémios justificou assim a escolha da cantora norte-americana como laureada: "Por dedicar a sua vida à arte, em todas as formas, Patti Smith demonstrou quanto rock'n'roll existe na poesia e quanta poesia existe no rock'n'roll. Patti Smith é uma espécie de Rimbaud com amplificadores Marshall. Transformou o modo como toda uma geração se apresenta, pensa e sonha. Com a sua inimitável alma de artista, Patti Smith demonstra continuamente que o povo é que tem o poder".



Sem comentários: