segunda-feira, abril 17, 2006

Hoje é o meu dia de aniversário e para quem me conhece sabe que é dia de nostalgia. Pois é meus amigos, hoje tenho que escrever sobre Duran Duran. Para quem me conhece só do Blog vai pensar " o quê? este gajo gosta dos Duran Duran? Pifou da cabeça?". Nada disso, este gajo tem grande conhecimento musical graças ao dia em que lhe ofereceram como prenda de anos ou de natal (talvez natal) o LP dos Duran Duran. É claro que hoje em dia não os oiço com tanta frequência, mas nada melhor para o meu dia de anos como ir ao baú das recordações apanhar os álbum dos Duran Duran e ouvir um pouco. Ah!! Já agora não se esqueçam de me dar os parabéns de aniversário. Podem deixa-los nos comentários.

Duran Duran é uma banda pop, notável por uma longa série de sucessos ao sintetizador e pelos seus videoclipes. Eles foram parte da explosão New Wave no começo dos anos 80, assim como da Segunda Invasão Britânica nos Estados Unidos. Eles ainda são identificados como uma banda dos anos 80, apesar de terem continuado a gravar, tocar e a evoluir durante uma carreira de mais de vinte e cinco anos. O nome Duran Duran remete ao vilão do filme de ficção científica Barbarella.
Duran Duran foi criado por Nick Rhodes (teclas) e John Taylor (baixo), com a adição posterior de Roger Taylor (bateria), Andy Taylor (guitarra) e Simon Le Bon (vocalista). John Taylor e Nick Rodes cresceram em Birmingham (ao norte de Inglaterra) e desde os 11 anos pensavam em formar uma banda. Seus ídolos eram Roxy Music e David Bowie. Aos 16 anos Nick deixou a escola e comprou um sintetizador. Em 1980 os dois foram para Londres e começaram a tocar com alguns músicos definindo um estilo que marcaria os Duran Duran. John assumiu o baixo e contrataram Roger Taylor como baterista. Foi através de um anúncio em um semanário musical que Andy Taylor entrou na banda. Simon Le Bon conheceu a banda através da sua namorada que trabalhava numa casa de espectáculos apresentando-o aos Duran Duran . Simon passou a ser o vocalista e a escrever a maioria das letras. Os donos dessa casa nocturna, Paul e Michael venderam a casa para se tornarem empresários da banda, pois acreditavam no potencial dos Duran Duran. A banda atraiu a atenção dos média de uma tal maneira que chamou a atenção da EMI e em 1981 saiu o primeiro LP, Duran Duran. Entre os seus principais sucessos, estão, entre outros, Save a Prayer, Planet Earth, Hungry Like the Wolf, Rio, Girls on Film, além da banda sonora para o filme de James Bond, A View to a Kill, de 1985, considerada por muitos como a melhor música-tema da série de filmes do espião. Também participaram na banda o guitarrista Warren Cuccurullo (1989-2001) e o baterista Sterling Campbell (1989-1991). Embora a banda nunca tenha se separado, passou por diversas mudanças em sua formação com o passar dos anos. A reunião dos cinco integrantes originais no começo do ano 2000 criou grande interesse por parte da indústria musical e dos fãs. O grupo lançou um novo álbum, Astronaut, e andou em tournée mundial em 2005. Eu fui um dos felizardos que os fui ver a Londres e a Lisboa.


Discografia
Duran Duran (1981)
Rio (1982)
Seven and the Ragged Tiger (1983)
Arena (1984, ao vivo)
Notorious (1986)
Big Thing (1988)
Liberty (1990)
Duran Duran vulgo The Wedding Album (1993)
Thank You (1995, covers)
Medazzaland (1997)
Pop Trash (2000)

Astronaut (2004)

Video

Sem comentários: