terça-feira, julho 11, 2006


Morreu Syd Barrett
O antigo guitarrista e vocalista dos Pink Floyd, Syd Barrett, morreu. A notícia foi divulgada hoje pela porta voz do grupo, embora o músico tenha falecido há alguns dias devido a complicações causadas por diabetes.
Syd Barrett conheceu Roger Waters e David Gilmour em Cambridge, a quem se juntou em 1965 para formar os Pink Floyd.
Apesar de ter deixado a banda pouco tempo depois, o músico foi responsável pela composição de muitos dos primeiros temas do grupo. Syd Barrett abandonou a formação um ano após o lançamento de "The Piper at the Gates of Dawn", na sequência de problemas de instabilidade comportamental - muitos deles durante os concertos da banda - devido ao consumo de LSD.
Em nome próprio, o cantor lançaria dois trabalhos, intitulados "The Madcap Laughs" e "Barrett". Nos últimos anos o músico viveu praticamente em completo anonimato.
A sua curta carreira deixou, porém, influências tanto noutros artistas como nos seus próprios companheiros de banda, mesmo depois da sua saída. David Bowie chegou a gravar versões de temas compostos pelo songwriter, como 'See Emily Play'. O álbum "Wish You Were Here" (1975) dos Pink Floyd foi um tributo que o grupo prestou ao seu antigo elemento.
Syd Barrett tinha 60 anos.

Sem comentários: