quinta-feira, julho 20, 2006

Porque hoje a noite é deles e eu não posso lá estar

Considerados como uma das bandas que mais influenciaram o rock alternativo no final dos anos 80, os Pixies lideraram um estilo próprio, caracterizado pela junção entre sons caóticos, ainda que melódicos da pop, e as mais arrebatadas referências a estilos mais radicais como o punk ou até mesmo o hard rock. Liderados por Black Francis (hoje, Frank Black) os Pixies foram motivo de inspiração para a revolução que mais tarde havia de ficar conhecida como movimento grunge. Formados em Boston, em 1986, os Pixies contaram a princípio com uma dupla formada por Charles Thompson (o verdadeiro nome de Black Francis/Frank Black), e Joey Santiago. Kim Deal, a baixista, juntou-se em seguida ao duo, depois deste ter posto um anúncio num jornal de Boston, algum tempo antes da entrada de David Lovering. Após meses de ensaios e concertos esporádicos, nomeadamente como banda de apoio dos Throwing Muses, os Pixies lograram chamar a atenção de Gary Smith, um empresário que acabou por convidá-los para gravarem a sua primeira maqueta. "The Purple Tape", um conjunto de 18 temas, acabou por chegar às mãos de Ivo Watts, o director da editora 4AD Records. O conteúdo da maqueta convenceu Watts, que convidou os Pixies a assinarem um contrato, e decidiu lançar o conteúdo constante na cassete no EP "Come On Pilgrim" editado em 1987. "Surfer Rosa", o primeiro longa duração do colectivo, apareceu no mercado em 1988, sendo que por esta altura o quarteto de Boston já conquistava as tabelas de preferências na Grã-Bretanha e os tops independentes nos Estados Unidos. Ainda antes do final de 88, a banda de Francis assinou um novo contrato, então com a Elektra Records, e entrou no estúdio escassos meses depois para gravar "Doolittle", o terceiro álbum, editado em 1989. "Monkey Gone To Heaven" ou "Here Comes Your Man" foram apenas dois dos temas que catapultaram em definitivo o trabalho da banda de Massachusetts até ao top10 britânico. No início de 1990, os Pixies decidiram fazer uma pausa, dado estarem verdadeiramente fartos de conviverem uns com os outros. Foi durante essa época que Black Francis começou a tocar a solo, e igualmente quando Kim Deal deu nova vida às Breeders. O intervalo voluntário terminou ainda a meio do mesmo ano, altura em que os Pixies gravaram "Bossanova", que alcançou novas posições de destaque nas tabelas americana e britânica. Contudo, e apesar do sucesso, as tensões existentes entre Kim Deal e Black Francis continuavam a subir de tom, devido à ditadura criativa imposta por Francis, que não permitia as incursões de Deal no alinhamento decidido para os álbuns. Apesar das desavenças, os Pixies voltaram à actividade em 1991 quando lançaram "Trompe Le Monde", o quarto álbum. Durante o ano seguinte, e depois de uma tournée que incluiu até a abertura de alguns dos concertos da digressão Zoo Tv dos U2, a banda americana voltou a decidir-se por mais uma pausa. Foi então que depois de lançar o seu primeiro álbum em nome próprio, Black Francis anunciou, numa entrevista à BBC, que os Pixies tinham acabado, ainda antes de ter avisado qualquer dos membros da banda. Deal, Lovering e Santiago ficaram a conhecer a decisão de Black quando este lhes enviou um fax no final desse mesmo dia.

(Cotonete)

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