sábado, agosto 11, 2007

Morreu Tony Wilson, criador da cena de Manchester


O empresário e jornalista britânico, fundador da editora Factory Records, que lançou nomes como Joy Divison e New Order, morreu sexta-feira aos 57 anos vítima de cancro.

Considerado o responsável por ter colocado Manchester no centro do mapa musical britânico a partir dos anos 80, Tony Wilson fundou a Factory Records e ajudou a promover bandas como os Happy Mondays, Joy Divison e mais tarde os New Order.
A sua influência na indústria musical britânica e na criação da cena 'Madchester' foi retratada no cinema, no filme 24 Hour Party People, realizado por Michael Winterbottom.
Além de ter fundado a Factory, Wilson esteve por detrás do Hacienda, um dos mais importantes clubes nocturnos de Manchester e do Reino Unido por ter acolhido actuações dos Smiths, Oasis, Stone Roses ou mesmo Madonna.
«Nunca mais haverá uma pessoa como o Tony. Ele foi um apaixonado defensor de Manchester, da cidade, das pessoas e da música», declarou hoje um porta-voz da BBC, onde Tony Wilson também trabalhou.
Em Manchester presta-se homenagem ao empresário, jornalista e ex-apresentador de televisão com vários músicos e figuras públicas a recordarem o trabalho de Tony Wilson.


(Lusa / SOL)

Sem comentários: