domingo, novembro 16, 2008

Hollywood, Mon Amour - 80´s Movie Songs Reinvented


A escolha de Parole
O produtor francês Marc Collin, fundador dos Nouvelle Vague, apresenta segunda-feira no Casino Lisboa os Hollywood, Mon Amour, um projecto no qual reinventa canções de filmes norte-americanos dos anos 80.
Em Hollywood, Mon Amour, Marc Collin repetiu a fórmula utilizada nos Nouvelle Vague, com um repertório revivalista feito apenas de canções alheias, como novas versões que têm em comum com os originais apenas as letras e o esqueleto melódico.
Se nos Nouvelle Vague a escolha recaiu em temas punk e new wave revestidos com uma "patine" jazzística, tropical e sofisticada, em Hollywood, Mon Amour cantam-se temas de filmes de Hollywood, como "Eye of the tiger", de "Rocky III" (1982), "Flashdance... what a feeling", de "Flashdance" (1983), e "Footlose", título do filme com o mesmo nome de 1984.
Curiosamente, muitos dos artistas que interpretaram originalmente estes temas são dos tempos do pós-punk e new wave, como Blondie, Duran Duran ou Human League, mas as novas versões são mais despojadas e delicadas.
"Apesar de serem clássicos, actualmente pecam por terem aquele som típico dos anos 1980 que está desactualizado", afirma Marc Colin no site oficial da banda francesa.
Neste novo grupo, há um naipe de cantoras convidadas ainda mais alargado do que com os Nouvelle Vague.
No álbum de estreia dos Hollywood, Mon Amour, homónimo, que saiu em Setembro, participam nomes como Skye, antiga vocalista dos Morcheeba, a cantora brasileira Cibelle, Juliette Lewis, Katrine Ottosen, Dea Lin, Yael Naim e Leelou.
No concerto de segunda-feira em Lisboa, integrado no ciclo "Concertos Arena Live", com Marc Collin estarão Nadeah Miranda e Jody Ann Sternberg e os músicos Sebastien Brun, Mathieu Jérome, Thibaut Barbillon e Nicolas David.
Os Nouvelle Vague, que estão a preparar o terceiro álbum de originais, actuaram na semana passada em Portugal.
Hollywood, Mon Amour Myspace


Sem comentários: