segunda-feira, março 29, 2010

Sofa Surfers - Blind Side


Projecto austríaco foi um dos protagonistas do Clubbing Optimus de Março.

Os Sofa Surfers passaram pela Casa da Música, no Porto, no passado dia 20, para mais uma edição do Clubbing Optimus. Na bagagem trouxeram o novíssimo álbum, Blindside, que tem data de edição já de 2010 e que dessa forma interrompe um silêncio editorial de cinco anos, sucedendo a Sofa Surfers. Seguindo o ritmo dos tempos, o novo álbum marca igualmente a estreia da label própria do colectivo austríaco, a Monoscope Productions, que assim ganha lugar na discografia do grupo ao lado de etiquetas tão importantes como a Klein ou a 18 Street Lounge (dos Thievery Corporation), responsáveis por trabalhos anteriores.

O novo álbum dos Sofa Surfers de I-Wolf, Markus Kienzl, Wolfgang Frisch e Timo Novotny é descrito como sendo o mais fiel representante da sonoridade que o grupo desenvolveu ao vivo durante os últimos anos. Uma sonoridade onde os graves do dub suportam uma arquitectura complexa que cruza rock e jazz e elementos mais "cinemáticos" claramente inspirados no trabalho clássico de compositores como Ennio Morricone.

Escrevem os próprios Sofa Surfers: "Blindside captura a dinâmica de um concerto e cria uma representação acústica e textual da nossa sociedade moderna, uma sociedade de identidades crescentemente incertas, uma representação da nossa forma de coabitar neste mundo, de um cepticismo social que nos leva de crise em crise; crises nascidas da pressão constante para maximizar e aumentar os lucros". O grupo acrescenta ainda que este álbum "foi escrito ao longo dos últimos dois anos no estúdio próprio dos Sofa Surfers e em vários outros estúdios de Viena com vários amigos e técnicos. A discografia dos Surfers inclui os aclamados álbuns Transit (97), Cargo (2000), Encounters (2002), See The Light (2004) além do já citado trabalho homónimo de 2005. Depois do Porto, o grupo rumou a Praga, na República Checa, antes de um regresso a casa para uma extensa digressão doméstica em que Blindside é peça central.
Sofa Surfers Myspace



Sem comentários: