Em 'Let's Get Out of This Country', a banda escocesa Camera Obscura pode finalmente ter em mãos o disco que deve lançá-los para o mundo quase uma década após sua criação – eles deixaram o seu país para que isso pudesse acontecer. O sexteto, que residia em Glasgow e gravava nas horas de folga de seus empregos, desta vez foi até a Suécia para trabalhar com um produtor pela primeira vez. O resultado acrescenta ao seu som tradicional – batidas de influência sixties que apoiam a voz soprano da cantora e compositora Tracyanne Campbell - uma boa dose de rock. O álbum já se tornou Número Um entre as college rádios americanas. "É um momento excitante para a gente," diz Campbell. "Acho que estamos crescendo." Frequentemente comparados ao Belle and Sebastian - no som e na origem escocesa - Campbell formou o Camera Obscura com o baixista Gavin Dunbar e o baterista John Henderson (que posteriormente deixaria a banda) em 1996. Eles lançaram seu trabalho de estreia, 'Biggest Bluest Hi-Fi', em 2001, e foram então descobertos pelo falecido DJ da BBC John Peel. Seu tributo a Peel, 'I Love My Jean' (2005), tornou-se o maior sucesso do grupo na parada indie britânica. Enquanto 'Biggest Bluest Hi-Fi' e 'Underachievers Please Try Harder' (2003) foram produzidos por eles mesmos num estúdio local durante as folgas dos empregos, a banda desta vez quis manter um foco maior no processo. "Teria sido um grande erro nosso continuar com isso," diz Campbell, "porque nunca poderíamos nos desenvolver. Eu queria fazer um disco que soasse fantástico e fosse melhor que qualquer coisa que já tenhamos feito." Então, a trupe dos Camera - Campbell, Dunbar, a teclista Carey Lander, o guitarrista Kenny McKeeve, o baterista Lee Thomson e o trompetista Nigel Baillie - foram para Estocolmo para trabalharem com Jari Haapalainen (Concretes, Ed Harcourt). O que eles criaram é um pacote de canções pop atraentes e odes melancólicas de separações. Em 'Let's Get Out of This Country', o afiado sexteto também administra o ambiente musical como nunca fizera antes. O órgão de Lander fornece a introdução perfeita para o single e abertura do álbum, 'Lloyd, I'm Ready To Be Heartbroken', enquanto Campbell interpreta a canção original do Lloyd Cole and the Commotions ("Ciúme é mais que uma palavra, entendo agora / Eu sei que você pode esperar uma garota segurando a mão de um rapaz"). Mais adiante, a guitarra de McKeeve segura e guia 'If Looks Could Kill'. E Baillie fecha a melodia 'Razzle Dazzle Rose', a última faixa do álbum, com um altivo trompete ressonante. "Somos nós tocando ao vivo com alguns overdubs," diz Campbell sobre o sentimento de 'Let's Get Out This Country'. "Mas novamente, a produção de Jari fez soar muito melhor do que apenas seis pessoas tocando em uma sala."
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